A figura do Business Partner foi introduzida por David Ulrich com o objetivo de aproximar o RH das áreas estratégicas das empresas para gerar e agregar valor.
O conceito dos anos 80, inicialmente aplicável apenas aos consultores internos, tem sido cada vez mais abrangente a parceiros estratégicos da empresa, não necessariamente especialistas internos.
Assim é que surgiu o Legal Business Partner, que podemos definir como sendo o profissional jurídico que possui expertise técnica holística e grande conhecimento do mercado e das atividades do cliente.
Trazendo para nosso tópico a concepção de Ulrich, é fundamental que a visão sobre o papel do jurídico escape ao senso comum de ser mera ferramenta administrativa (ou até um obstáculo) para que assuma seu devido lugar: PARCERIA ESTRATÉGICA!
O estreito relacionamento entre as áreas de projetos ou novos negócios e o Legal Business Partner é primordial para que a inteligência jurídica entre em campo desde a concepção de cada projeto de negócio, sobretudo num mercado altamente competitivo como o de entretenimento que se baseia essencialmente em serviços e ativos intangíveis.
Temos, portanto, que um projeto bem concebido, com a diligente atuação do Legal Business Partner, tende a alcançar maior eficiência econômica, segurança jurídica e valor agregado, cuja consequência inevitável é a vantagem competitiva do cliente.
Mas não é só na concepção de projetos que o Legal BP pode contribuir valorosamente, pois sua condição estratégica certamente tem muito a incrementar nas negociações envolvendo o ativo criado, conduzindo ou participando de tratativas com os diversos profissionais e empresas envolvidos na cadeia econômica.
É usual que o planejamento estratégico do LBP transite minimamente pela chamada matriz SWOT – Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, ou seja, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças analisadas conjuntamente com o contexto envolvendo conteúdo, processos, ferramentas e pessoas. O conjunto de métodos citados aliado à alta qualificação técnica e compreensão dos pontos críticos do mercado pelo LBP propiciam o melhor desempenho na análise de riscos, identificação de soluções e tomada de decisões, resultando em parceria estratégica triunfal.
De se mencionar que os players do mercado incorporaram institucionalmente a figura do LBP interno sob o título “Legal & Business Affairs”.
Conte com nossa parceria estratégica para ser seu Legal Business Partner!
Leandro Armani
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